Caçula de Pneus - Blog
23jan/150

Revisão no sistema de freios e suspensão: por que é importante?

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Manter a segurança do veículo é algo fundamental e que exige cuidado constante. A melhor maneira de garantir um bom funcionamento dos componentes é a revisão preventiva. O uso contínuo no dia a dia ou mesmo em vias e estradas mal conservadas podem acarretar em problemas mecânicos, provenientes de desgaste ou desalinhamento.

Existem alguns itens básicos e tradicionais que são avaliados na hora da revisão, como nível do óleo e do líquido do radiador, desgaste e calibragem de pneus, filtros de combustível, de ar e de óleo, e iluminação. Entretanto, é recomendado que se avalie todos os itens relacionados à segurança, no qual entra o sistema de freios e de suspensão, ambos fundamentais e muitas vezes deixado de lado.

Freios

O sistema de freios é uma das mais importantes e vitais partes de um veículo, e é projetado para que tenha o maior rendimento com o mínimo de manutenção. O seu uso contínuo e intenso pode resultar em um desgaste natural, arriscando o surgimento de problemas de segurança para os passageiros.

Esse sistema é composto por várias peças, como discos, pastilhas, servo freio, lonas, cilindros mestre e de rodas, sapata e pinça. Qualquer um destes componentes que apresentar desgaste ou ranhuras deve ser imediatamente trocado. Também é fundamental verificar se há algum vazamento e se o nível do fluído de freio está adequado, além de sempre optar por um fluído realmente adequado, para não afetar a eficiência da frenagem.  Lembre-se, o freio é um dos maiores aliados para evitar acidentes no trânsito e na estrada, por isso, é fundamental que ele esteja em ótimas condições.

Suspensão

Ao passar para a suspensão, comece pelo alinhamento e balanceamento das rodas, partes que podem sinalizar problemas por meio de vibrações no volante. Irregularidades e buracos nas vias tendem a deslocar os pontos de fixação corretos do sistema. A fixação é realizada por parafusos ajustáveis, por isso é importante se fazer a regulagem com frequência. Essa manutenção se chama geometria da suspensão, e deixa novamente as quatro rodas centralizadas.

Além disso, um dos mais importantes componentes do sistema de suspensão é o amortecedor, que tem o papel de garantir a estabilidade do veículo. Seu desgaste pode causar aumento da distância de frenagem, sensação de oscilação no veículo, desgaste acelerado de pneus, vazamento de fluídos, aquaplanagem em solo alagado e tendência de que o veículo vá muito para fora na hora de fazer curvas.

É recomendado fazer a  revisão preventiva a cada 7 mil quilômetros, ou de acordo com as orientações de cada fabricante. No caso de alguma viagem, realize a revisão mesmo que esteja longe do prazo, para garantir ida e volta tranquilas e seguras na estrada.

8jan/150

Como cuidar do carro após retornar das viagens de final de ano

Manutenção

Depois de retornar das viagens de final de ano e férias, mesmo tendo feito uma boa revisão antes de pegar a estrada, é importante tomar alguns cuidados e verificar alguns itens logo depois de rodar muitos quilômetros. Essa é a hora de dar uma boa olhada no seu melhor companheiro de viagens!

Limpeza

A poeira das estradas de asfalto, as estradas de terra e lama, ou mesmo a areia de regiões praianas podem gerar o acúmulo de sujeira tanto dentro quanto nas partes externas do carro. O ideal é realizar uma lavagem completa por fora e realizar a higienização das partes internas, principalmente dos estofados. Verifique se não há sujeiras escondidas nos para-lamas, freios, nas borrachas das portas e na região do motor.

Pneus, rodas e balanceamento

Os pneus merecem uma atenção maior, pois a rodagem nas estradas pode causar pequenos furos ou rasgos que podem ter sido imperceptíveis durante o trajeto. Procure também por calombos ou saliências, e se necessário troque seu pneu danificado por um novo. Verifique também o balanceamento e alinhamento das rodas, que podem estar comprometidos dependo da situação de conservação das estradas, mesmo que a viagem não tenha sido muito longa.

Fluidos e componentes

É hora de verificar o nível de todos os fluídos, como óleo do motor, do câmbio, do freio, direção hidráulica, água e líquido de arrefecimento e nível da água do reservatório dos limpadores dos vidros.
A parte elétrica também merece ser checada, em especial se o carro ficou exposto à maresia, que pode oxidar os circuitos. Fique atento aos filtros de ar e ao sistema de ventilação do veículo.
É aconselhável verificar todos esses itens assim que retornar de viagem. Não espere retomar sua rotina para se deparar com pequenos imprevistos ou danos graves que podem ser evitados com uma revisão pós-viagem.

18dez/140

Dez dicas para dirigir de forma mais ecológica

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O modo como cuidamos da manutenção de nossos veículos ou mesmo alguns hábitos na direção podem impactar positivamente os danos que os automóveis impactam ao meio ambiente.

Existem pequenos cuidados e medidas que podemos tomar a partir de agora e fazer a nossa parte para praticar uma direção mais consciente e ecológica. Que tal colocar em prática o quanto antes?

1- Confira a calibragem dos pneus, principalmente antes de viagens mais longas.

2- Retire acessórios que não estiverem sendo utilizados, como racks, bagageiros ou suportes para bicicletas. Eles prejudicam a aerodinâmica e geram amor resistência do ar.

3- Não corra. As altas velocidades resultam em maior resistência aerodinâmica. Consequentemente, maior será o esforço do motor e maior será o consumo de combustível. Se precisar correr, feche os vidros do carro.

4- Esvazie o porta-malas. Quanto mais pesado o veículo estiver, mais esforço para o motor, que vai queimar mais combustível.

5- Dirija suavemente. Acelerações bruscas, frenagens de emergência e retomadas forçam o motor.

6- Evite a primeira marcha. Passe para as marchas mais altas sempre que possível.

7- O trânsito está ruim? Desligue o motor em paradas superiores a 1 minuto.

8- Use o ar condicionado com consciência, apenas em situações de extrema necessidade. O funcionamento do ar demanda maior quantidade de combustível.

9- Cheque sempre as condições do óleo do motor, filtros e do sistema de escapamento. Tudo deve estar em perfeito estado para evitar emissões excessivas de CO2.

10- Libere o pedal do acelerador em descidas e, se possível, procure não acelerar excessivamente nas subidas.


Vale lembrar que a Pirelli conta com a linha Green Performance, que abrange os Pneus P7. Eles foram especialmente desenvolvidos para reduzir as emissões de gás carbônico, além de serem mais duráveis e ajudarem na economia de combustível.

4dez/140

Como fazer corretamente o rodízio dos pneus?

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É muito comum ouvir falar do rodízio de pneus, principalmente em centros automotivos e outros informativos sobre a durabilidade dos produtos. Ele é uma prática comum que tem como objetivo equilibrar o desgaste entre os quatro pneus com a alternância de suas posições segundo a recomendação da montadora.

Quando o carro é de tração dianteira - que é a maior incidência nos carros de passeio brasileiros - os pneus dianteiros costumam se desgastar mais rápido do que os traseiros, devido ao torque do motor e o esforço direcional para esterçar. Nesse panorama, a troca dos pneus dianteiros pelos traseiros garantem um descanso para aqueles que sofrem maior desgaste, e assim funciona com os veículos de tração traseira e 4x4.

Prevenção

Para que essa medida seja eficiente não basta apenas trocar uma roda pela outra. Deve-se fazer também o alinhamento e a calibragem correta, além de toda a manutenção preventiva que deve estar em dia com o seu veículo. Se o carro apresentou algum problema desse tipo, o ideal é comprar um novo conjunto de pneus após a manutenção.

A recomendação é que a calibragem seja feita com regularidade de 15 em 15 dias, enquanto o alinhamento deve ser conferido a cada seis meses. Se você precisar substituir apenas um pneu, opte por colocar o novo produto na parte traseira - responsável pela estabilidade de trajetória do carro, segundo o veículo dentro de uma curva.

Como fazer o rodízio de pneus

Para fazer o rodízio você precisa analisar a tração do seu veículo. No caso dos modelos de tração traseira, os pneus da parte de trás devem ser colocados para frente em linha reta, enquanto os da frente vão pra trás em forma cruzada. Para tração 4x4, basta alterar os componentes em “X”. Já na tração dianteira, os pneus traseiros passam pra frente em forma cruzada enquanto os dianteiros passam para trás em linha reta.

 

28nov/140

Pirelli inaugura loja escola no Rio de Janeiro

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A Pirelli inaugurou, no mês de outubro desse ano, no Rio de Janeiro, a L Seixas, a terceira loja escola desse segmento no país. O projeto tem como objetivo treinar e formar os funcionários para que eles sejam ainda melhores dentro do mercado de trabalho e aprimorem os processos de fabricação do pneu Pirelli. Os profissionais de todas as lojas da Rede Oficial de Revendedores Pirelli já podem ser treinados dentro de seus próprios locais de trabalho.

Essa unidade, bem como as duas outras existentes no país (Gerardo Bastos e Tropical Pneus), também conta com métodos mistos de ensino, que alternam cursos a distância e também presenciais. A técnica utilizada é conhecida como Blended Learning e faz com que o aluno tenha a oportunidade de aprender na prática tudo aquilo que é ensinado na teoria.

A L Seixas contará com cursos como “Geometria Veicular”, “Atendimento Telefônico”, “Planta de serviços”, “Venda de Pneu” e também “Qualidade Total”. Depois desses cursos e com a instrução correta, os alunos que passarem por esse treinamento serão mais capacitados para auxiliar o consumidor na hora da escolha, da compra e da manutenção dos produtos. Posteriormente, os membros da sociedade local e os colaboradores da Rede Credenciada da Pirelli também poderão fazer parte dos cursos oferecidos.

No segmento de fabricantes de pneus, o conceito de loja escola é inédito. Para escolher as unidades, a Pirelli se baseou na pontuação de cinco estrelas no Programa Excelência ao Varejo. As lojas são classificadas de acordo com vários quesitos, como localização geográfica, qualidade da estrutura e investimento em treinamento de equipes.

Até o final de 2014, depois do lançamento no Rio de Janeiro, o estado de São Paulo é o próximo a receber a receber a loja do projeto. Além dessas lojas previstas, a Pirelli pretende, ainda, inaugurar outras 10 unidades espalhadas pelo Brasil nos anos de 2015 e 2016.

 

13nov/140

Caçula de Pneus e Pirelli inauguram primeira loja de pneus premium da América do Sul

A Caçula de Pneus e a Pirelli inauguram hoje em São Paulo a primeira loja de pneus 100% premium de ambas as marcas na América do Sul: a Caçula de Pneus Motorsport. Inspirada no conceito de lojas Pirelli Premium que foi lançado na Alemanha, em 2013, e hoje já conta com 90 lojas no mundo, a nova loja tem como missão oferecer atendimento personalizado ao cliente apaixonado por carros.

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O ambiente da Caçula de Pneus Motorsport foi projetado e construído para proporcionar ao consumidor uma nova experiência na compra de pneus e serviços automotivos, ainda mais personalizada e acolhedora. O estilo e os elementos do ponto de venda refletem a natureza premium tanto da marca quanto dos serviços oferecidos no local.

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O ponto de venda dispõe da gama completa de produtos de High e Ultra High performance da Pirelli, que são oferecidos pelas principais montadoras de carros premium. A Caçula de Pneus Motorsport também oferece pneus originais de todos os veículos produzidos no Brasil.

Além da ampla oferta de produtos, a nova loja é inovadora: tem atendimento 24 horas, dispõe de serviço leva e traz, conta com maquinário de última geração e com agendamento oferece polimento e cristalização da pintura, entre muitas outras coisas. Outra novidade é que os praticantes de track-days podem contar com o estoque da loja para guardar os pneus nos períodos em que não estão sendo usados, um serviço exclusivo deste ponto de venda.

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“Estamos muito orgulhosos de transportar da Europa para o Brasil este conceito de loja premium para os apreciadores dos veículos premium e em oferecer uma experiência diferenciada a todos nossos consumidores. A abertura desta loja também reflete o novo momento do mercado brasileiro, com um foco maior para as peças e os carros mais modernos. Pretendemos chegar ao final de 2015 com mais seis lojas premium na América do Sul”, afirma Marco Maria Tronchetti, diretor de Marketing da Pirelli para a América do Sul.

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Na sequência: Carlos Alberto Costa, CEO da Caçula de Pneus; Sr. Jacyr Costa, fundador da Caçula de Pneus; Marco Maria Tronchetti, diretor de Marketing da Pirelli para a América do Sul; e Pedro Costa, Gestor High Performance na Caçula de Pneus.

 

“Inovação no atendimento e na performance para todos os nossos clientes sempre foi um desafio constante na Caçula de Pneus. A oportunidade de oferecer um serviço ainda mais completo e personalizado aos nossos clientes mais apaixonados traz imensa satisfação ao nosso time de profissionais. Estamos ansiosos para oferecer aos brasileiros um atendimento premium e as melhores tecnologias e experiências disponíveis no mercado global”, complementa Carlos Alberto Costa, CEO da Caçula de Pneus.

Para a loja, a rede adquiriu um maquinário de alta tecnologia e performance, tais como uma desmontadora de pneus totalmente automatizada (inédita no País) e uma alinhadora semelhante a algumas concessionárias europeias de montadoras de marca premium.

Produtos e serviços

- A Caçula de Pneus Motorsport oferece a gama completa de pneus Pirelli, além de amortecedores, freio, suspensão, óleo, correias e serviços agregados a estes produtos. O cliente também pode adquirir planos de assistência 24 horas para o veículo (Caçulassist) e de acompanhamento da vida útil do pneu (Caçula Total).

- Atendimento personalizado para o cliente: recebido por uma hostess que cuida do orçamento, o consumidor é conduzido a uma sala climatizada, com estrutura permanente de coffee-break.

- Atendimento personalizado para o carro: o pneu é retirado do veículo, revestido por uma capa semelhante às utilizadas pela Fórmula 1 e é direcionado, de carrinho, ao serviço necessário. Enquanto isso, as rodas são higienizadas.

- Funcionamento 24 horas: as portas da Caçula de Pneus Motorsport ficam abertas ao consumidor todos os dias das 08:00 às 20:00. Porém, neste mesmo horário, é possível agendar manutenção, troca dos pneus e outros serviços para qualquer uma das 24 horas do dia.

- Serviço leva e traz: também 24 horas, o veículo do cliente é retirado, levado à Caçula de Pneus Motorsport e devolvido na casa do cliente no horário agendado.

- Serviço de polimento e cristalização mediante agendamento: além dos serviços relativos aos pneus e rodas do carro, a Caçula de Pneus Motorsport oferece cristalização e polimento, mediante agendamento.

- Atendimento aos sábados – os clientes contam com alinhamento e balanceamento gratuito das 08:00 às 10:00 com café da manhã incluído.

- Manicure: quem desejar, pode fazer as unhas enquanto aguarda a manutenção do veículo, mediante agendamento.

Sobre a Pirelli
Com mais de 140 anos de tradição, a Pirelli é uma multinacional italiana consagrada na indústria de pneus, com 22 unidades industriais em 13 países e atividades comerciais em mais de 160 países nos cinco continentes. Na América Latina está presente com sete unidades produtivas, sendo cinco delas no Brasil, onde tem atuação industrial há 85 anos: Gravataí (RS), Campinas, Santo André e Sumaré (SP) e Feira de Santana (BA); além de uma na Argentina (Merlo), e outra na Venezuela (Guacara). A empresa emprega mais de 38 mil pessoas no mundo, sendo cerca de 14 mil na América Latina, das quais mais de 12 mil estão nas unidades brasileiras.
Em Sumaré, no Estado de São Paulo, está localizado o Campo Provas Pneus Pirelli, pioneiro na América Latina, que completa 25 anos em 2013 e compõe um dos mais importantes Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa no mundo: o de Santo André. Com perfeita integração, em tempo real aos demais Centros que a empresa possui na Itália, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, a unidade de estudos brasileira está capacitada a desenvolver, receber e aplicar as mais avançadas tecnologias na produção de pneus para uma gama completa de aplicações: caminhões e ônibus; automóveis e caminhonetas; tratores e implementos agrícolas; máquinas para uso fora de estrada; motocicletas; além de protetores, materiais para a reconstrução de pneus e cordas metálicas.

Sobre a Caçula de Pneus
A Caçula de Pneus possui mais de 50 anos de história e inovação no mercado de serviços automotivos. A primeira loja foi fundada em 1960 na famosa Avenida São João, em São Paulo, e desde então, a rede não para de crescer e de conquistar a confiança dos consumidores. Hoje, são 30 lojas próprias em São Paulo e uma plataforma de e-commerce.
Revendedora oficial da Pirelli, a Caçula de Pneus oferece o que há de mais arrojado no mercado em produtos e serviços automotivos, e um time de profissionais treinados pela fábrica e preparado para prestar suporte técnico qualificado aos clientes.
Pioneira, também, no atendimento ao cliente, a rede foi a primeira a implementar novas formas de financiamento e benefícios no atendimento ao consumidor, como assistência 24h, loja noturna, hora marcada e leva e traz de veículos.
Não por acaso, é considerada a empresa nº 1 na prestação de serviços automotivos.

13nov/140

Como a calibragem adequada pode aumentar a segurança do seu carro?

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Os pneus são os componentes do carro que sempre estarão em contato direto com o solo. Eles foram desenvolvidos para suportar todas as condições impostas por todo tipo de piso e suas condições de conservação, além de fatores externos climáticos.

Por isso, além de priorizar a escolha de pneus de alta qualidade, a calibragem é uma medida primordial para manter suas características estruturais, garantindo a segurança na rodagem, além da durabilidade. Pneus calibrados evitam danos mecânicos ao veículo e até o gasto excessivo de combustível.

Especificações para a calibragem

A calibragem dos pneus é determinada pelo fabricante do seu veículo. Isso porque os pneus passam por diversos testes antes de serem homologados e introduzidos nas linhas de montagem. Verifique o manual de instruções do seu veículo e sempre respeite as especificações de pressão para calibrar o seu tipo de pneu e modelo do seu carro.

Sintomas e danos causados por pneus descalibrados

Pneus descalibrados são a causa de falta de estabilidade, trepidações no volante, desgaste prematuros nos pneus e também de danos mecânicos à suspensão.

Quando falta ar nos pneus e sua pressão interna fica abaixo do especificado, há uma alteração na superfície de contato dos pneus com o solo. A banda de rodagem não toca o piso como deveria se a pressão estivesse normal, e isso causa desgaste irregular e acelerado dos ombros do pneu. Resultado: gasto precoce da estrutura do pneu, aumento no consumo de combustível por causa do maior esforço do motor para fazê-lo rodar, superaquecimento das borrachas do pneu, e consequentemente, rompimento e separação de suas estruturas.

No entanto, quando a pressão dentro dos pneus está muito alta, a mesma alteração acontece, mas o desgaste irregular acontece na parte central da banda de rodagem. Além de acelerar o desgaste do pneu e diminuir sua vida útil, a alta pressão interna enfraquece o pneu e ele fica muito mais sensível a furos, cortes, podendo até estourar em caso de impactos. A alta pressão dos pneus também é prejudicial ao alinhamento das rodas, e pode causar danos à aos amortecedores, molas e outros componentes mecânicos da suspensão.

Como e quando calibrar?

O ideal é verificar a pressão uma vez por semana, mas nunca deixe de calibrar os pneus pelo menos a cada quinze dias.

Outro ponto importante é calibrar os pneus sempre quando eles estiverem frios. Caso o carro já tenha rodado bastante, as altas temperaturas da rodagem vão dilatar os pneus (o que é um processo natural), e nesse caso a calibragem não será eficiente.

Por isso tente fazer o processo sempre pela manhã, evitando encher os pneus aquecidos e também a sujeira e umidade que se acumulam nos bicos e mangueiras dos compressores de ar durante o dia.

30out/140

Lucas Di Grassi se diz ansioso para a Fórmula E

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Realizado, Di Grassi se diz ansioso para a Fórmula E.
Primeiro campeonato de carros elétricos chancelado pela FIA (Federação Internacional do Automóvel) começou na madrugada de 13 de outubro em Pequim, na China.

A Fórmula E, primeiro campeonato composto por carros 100% movidos a eletricidade, iniciou sua primeira temporada da história. Com dez equipes e 20 pilotos, o circuito de rua de Pequim, capital chinesa, recebeu a etapa inaugural da categoria.

E para Lucas di Grassi, um dos três brasileiros inscritos na disputa, o pontapé inicial da F-E representa uma realização pessoal e o início de uma nova fase tanto em sua carreira como também para o automobilismo em geral. "No meu caso são duas expectativas", diz o paulistano de 30 anos, também piloto oficial da Audi no FIA WEC, o Campeono Mundial de Endurance.

"A primeira realização é ver tudo funcionando, aquela expectativa para a primeira corrida da categoria, já que estou envolvido com a Fórmula E há dois anos e vi o nascimento, o crescimento e tive a felicidade de ser parte no desenvolvimento", destacou Lucas. Há exatamente dois anos, ele passou a atuar em eventos promocionais de demonstração e também como embaixador da série. No início do ano, ele se afastou das funções para viabilizar sua participação na categoria.

"E a segunda expectativa é relacionada ao meu próprio desempenho. O grid está cheio de pilotos com passagem pela Fórmula 1, pela Indy, GP2 e outras categorias top. Então é uma disputa que tem tudo para ser extremamente acirrada. O campeonato vai ser equilibradíssimo, e é importante começar muito bem", disse o brasileiro, que compete pela Audi-Sport ABT Formula E Team e terá ao seu lado o jovem alemão Daniel Abt.

Em 2014, Lucas já obteve um feito histórico ao terminar em segundo lugar no geral 24 Horas de Le Mans a bordo do Audi R18 e-tron quattro, guiado ao lado do dinamarquês Tom Kristensen e do espanhol Marc Gené. Di Grassi igualou o resultado alcançado na prova em 1973 por José Carlos Pace, sendo o melhor resultado de um brasileiro na mais tradicional prova de endurance do mundo.

O grid da Fórmula E é um dos mais equilibrados do automobilismo internacional, com vários pilotos que já passaram pela F1, Indy, GP2 e em atividade, por exemplo, no próprio WEC, como são os casos do suíço Sébastien Buemi, dos franceses Stéphane Sarrazin, Nicolas Prost e Franck Montagni, dos espanhóis Jaime Alguersuari e Oriol Servia, o italiano Jarno Trulli, o alemão Nick Heidfeld, entre outros.

"Nos testes já pudemos ver que o grid vai andar muito próximo. Embora tenhamos testado em um circuito normal, em Donington Park, e vamos correr em circuitos de rua, os acertos são completamente diferentes, mas já deu para ver que os tempos de volta serão muito próximos", disse Lucas.

A Fórmula E terá dez etapas, todas disputadas em circuitos de rua, iniciando agora em outubro e com seu término programado para junho de 2015. Uma das curiosidades da categoria se dá nos pit stops: em vez de trocar a bateria, ou recarregá-la, o piloto troca de carro durante a prova.

No Brasil o canal por assinatura Fox Sports transmite todas as provas. Todas as atividades das etapas ficam concentradas em apenas um dia para diminuir o impacto nas cidades.

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Produto 225/60R18 100H Scorpion Verde – referência: 2373000

Características do produto:

- Oferece segurança e ótima performance;

- Consumo de combustível e emissões de CO2 reduzidos;

- Aumenta a drenagem da água;

- Desempenho constante ao longo de toda vida útil;

- Excelente performance de frenagem em pisos secos e molhados;

- Ótimo conforto.

Esta medida equipa os veículos:

Honda CR-V

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Suzuki – Grand Vitara

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28out/140

Pela oitava vez consecutiva, Pirelli leva prêmio de sustentabilidade

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A Pirelli foi eleita pelo 8º ano consecutivo líder mundial no segmento de componentes automotivos e pneus do índice Dow Jones de Sustentabilidade.

Bom para os clientes, bom para as pessoas, melhor ainda para o planeta.

Para mais informações http://goo.gl/sghO6c

Caçula de Pneus
Avenida Santo Amaro, 1022 São Paulo, São Paulo 04506-903
Phone: (11) 3040-6464