Função do óleo de motor:
A principal é reduzir o atrito entre as peças moveis do motor como: pistão, anéis, bronzinas, válvulas e comando de válvulas. O óleo evita o contato direto entre as superfícies metálicas, mas também serve para refrigerar, limpar, diminuir a emissão de poluentes e diminuir o consumo de combustível.
Prazo de troca:
Siga exatamente o que recomenda a montadora, geralmente entre 5 mil e 10 mil quilômetros. E vale lembrar que o prazo de troca não está relacionado somente com a quilometragem. Óleo também fica velho, mesmo se o veículo roda pouco. As montadoras também falam do período máximo para troca, que geralmente é de seis meses.
O que pode acontecer:
O óleo velho pode prejudicar a bomba de óleo, que a responsável por manter em dia a lubrificação do motor, podendo causar um grande problema como fundir o motor.
É importante também ficar de olho na luz de óleo do painel. “Quando o motor começar a funcionar a luz deve apagar. Caso isto não ocorra, é necessário observar o nível do lubrificante e, se não estiver adequado, será preciso levar o carro guinchado a uma oficina.
Tipos de óleo de motor: Sintético, Semi-Sintético e Mineral
O óleo mineral é obtido a partir de componentes do petróleo.
O óleo sintético é obtido a partir de reações químicas.
Já o óleo semi-sintético é uma mistura de óleo Sintético com Mineral.
Descrição Curta | Os óleos ELF foram adaptados para responderem a quaisquer aplicações: desde aplicações em motores e transmissões, até aplicações específicas, como industriais e agrícolas. |
---|---|
Fabricante | Elf |