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Pastilhas de Freio

A pastilha é um componente do sistema de freios, formado basicamente por uma placa metálica na qual são moldados materiais de atrito à base de resina, fibras sintéticas e partículas metálicas. A função das pastilhas é gerar atrito com os discos para diminuir ou parar a roda do veículo.

Características e benefícios:
Testadas por procedimentos de engenharia que excedem às situações extremas de utilização do veículo;
Controle rigoroso quanto à distância de parada, durabilidade e ruído;
Capacidade em manter um nível de atrito adequado à alta temperatura, sob água ou alta velocidade;
Maior durabilidade dos discos;
Produção automatizada (manuseio mínimo);
Produção com equipamentos e ferramental de última geração;
Ecologicamente consciente: aprovação "Cetesb" para o processo - sem aterro, resíduo 100% reciclado;
Preocupação com a saúde: não contém Amianto.

Manutenção preventiva:
Faça revisão preventiva do sistema de freios do seu veículo. Para estar sempre seguro e obter uma performance adequada do sistema de freios, faça a revisão preventiva completa do sistema, ao menos uma vez por ano, principalmente se:

• Planeja viagem mais longa que o percurso habitual do veículo;
• Depois de tempo úmido ou infiltração por água (fatores que aumentam a corrosão por agentes químicos);

Recomendações:
Fluido de Freio - verifique o nível a cada 30 dias e troque a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro;
Sistema de freio - Solicite a um mecânico especializado inspecionar a cada 5.000 km.

Freadas bruscas:
Nos primeiros 500 km rodados não sejam utilizados os freios de forma brusca (exceto em caso de emergência), pois pode-se provocar o azulamento dos discos de freio devido ao excesso de temperatura, o que poderá vir a anular a garantia do disco de freio. Com a utilização normal os freios vão se recuperando gradativamente até atingirem a eficiência total (assentamento). Fique de olho na quantidade de água presente no fluido de freio.